11/01/11

Fashion Rio 2011 - Melissa Academy

Melissa Academy é o mais novo projeto da marca que visa estimular o interesse e a criatividade dos futuros profissionais em design no mundo. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de novas formas de pensar, trabalhar e criar com o plástico, além de desenvolver uma curadoria de design para aproximar o grande público das novidades que estão sendo lançadas na área.

Edson Matsuo, gerente do departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Grendene, foi o criador do projeto, que teve como primeira parceira a renomada Escola Superior de Arte e Design de Genebra (Haute Ecole D’art Et Design), a Head Gèneve. “O tema principal não era projetar um sapato, e sim um walking object e um body accessory. Foi uma experiência fantástica, 24 alunos, de várias nacionalidades, dos cursos de design de moda e jóias que produziram excelentes interpretações para o que lhes foi proposto;” afirmou Edson Matsuo que, ao lado de Fernando Mascaro, consultor de design sustentável da Melissa e dos professores da instituição, ministrou workshops e aulas para os participantes.

Ao final do curso, os estudantes criam modelos super contemporâneos e muito espirituosos a partir de matrizes já existentes. Os três modelos finalistas do “desafio/ concurso” aparecem numa edição limitada, na coleção de Inverno 2011 da Melissa, e serão vendidos a partir de abril, na Galeria Melissa e na loja virtual da marca.

Para a edição de Inverno 2011 do Fashion Rio, o diretor da Head Gèneve, Bertrand Maréchal virá acompanhado de suas alunas: Julie Simon, Marine Stampfli, Morgane Ribeyrolles para a exposição das Melissas de suas pupilas e mesa redonda com o tema Academia Colaborativa.

O debate marca o lançamento do projeto Melissa Academy no Brasil, anuncia as futuras instituições de ensino parceiras, como a Unisinos e o Senai. Estarão presentes: Edson Matsuo, Fernando Mascaro, Paulo Borges, diretor criativo do Fashion Rio e do SPFW; Prof. Dr. Rodolfo Capeto, diretor da Esdi – Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro – próxima instituição a receber o projeto Melissa Academy. Além das professoras: Dra. Paula Visoná, coordenadora do Curso de Design da UNISINOS, e Dra. Fabiana Luna, coordenadora de estratégia e mercado do SENAI – CETIQT. Os participantes serão mediados por Erika Palomino, consultora e jornalista de moda.


Evento Melissa durante o Fashion Rio – Edição Inverno 2011

12 de janeiro de 2011

Mesa Redonda ” Academia Colaborativa”

14:30 hs

Local: Caesar Park Rio de Janeiro

Somente para convidados

Melissa Academy + Head Gèneve

São três releituras super inusitadas de modelos da Melissa.

Melissa Academy Metamorphose + Head Gèneve: foi criada por Morgane Ribeyrolles, uma das finalistas do concurso, e teve como inspiração as estrelas que aparecem na bandeira brasileira, representando os estados da federação. Cada estrela se tornou um círculo que, quando encaixado um ao outro, forma um módulo. Desta forma, as clientes da marca poderão escolher o volume que querem no acessório. Preço médio R$100,00.

Melissa Academy Eclosion + Head Gèneve: criada por Marine Stampfli, foi inspirada nas lembranças de infância da estudante, que gostava muito de brinquedos de montar e criar colares com flores. O resultado é um modelo que também pode ter a co-criação das consumidoras, já que as delicadas flores se encaixam e formam diversas opções de rasteirinha. Preço médio: R$100,00.


Melissa Academy Duck + Head Gèneve: foi criada por Julie Simon, que teve como inspiração um ícone do plástico e do divertimento que são os pequenos patos de banheira, com os quais costumava brincar na infância. Depois de algumas tentativas, Julie encontrou seu modelo perfeito: um sapato de boneca, com um detalhe muito irreverente – o salto em forma de pato. Preço médio: R$120,00.



Melissa e o Design

Melissa com mais 30 anos de história, se destaca por incansável busca de soluções inteligentes, criativas, com informações de moda, design e arte, para que o produto final seja inspirador. Sempre a frente do seu tempo, a marca em 2005 patrocinou a primeira publicação nacional dedicada ao tema Design Sustentável – “Haverá a Idade das Coisas Leves”. Sua missão sempre foi e será a democratização do design, tornando – o acessível e despertando desejo. Afinal qual marca no mundo pode colocar literalmente aos pés de suas consumidoras produtos assinados por ícones como Zaha Hadid e Gaetano Pesce ou ainda Irmãos Campana e Karim Rashid?

Mas o resultado desses encontros vão além dos modelos criados e no caso de Zaha pode ser visto no Die Neue Sammlung – museu de design de Nuremberg- na Alemanha, onde estão expostas as famosas botas gigantes da arquiteta iraquiana , no livro, The Fitty Shoes That Change The World (Os cinqüenta sapatos que mudaram o mundo), produzido pelo Design Museum, de Londres. Nele, dois modelos Melissa foram citados: Melissa Lady Dragon + Vivienne Westwood e Melissa + Zaha Hadid. Vale ainda citar o livro “Plastic Dreams” editado pela Fiell Publishing e tem capa assinada por Edson Matsuo e recheio com imagens da Melissa Coral, também criada pela batuta de Edson.

Saiba mais: www.melissa.com.br

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